São Brás em Transição respira

São Brás em Transição respira cada vez melhor. Após um ano de iniciativa, no qual dinamizámos várias actividades e envolvemos algumas pessoas na iniciativa, reflectimos em conjunto sobre o que correu bem e menos bem e qual o caminho a seguir. Agora a Iniciativa de São Brás está mais viva e ligada às pessoas do concelho.

A nova imagem

Para dar início a este novo rumo o Paulo voluntariou-se e criou uma nova imagem para São Brás em Transição.

logo-sbt-low

Tentamos com este novo logótipo estabelecer uma ligação mais forte a São Brás e às suas pessoas. Por outro lado, acreditamos que esta imagem nos transmite a força e eficácia para a construção de algo bom para a nossa terra.

Obrigado Paulo pelo excelente trabalho!

Novos grupos e ligações

Durante o ano de 2012 surgiram novos membros no grupo de São Brás em Transição e dentro deste pequeno grupo identificámos quais as áreas que cada membro estaria interessado e disponível para participar.

Criámos dois grupos de trabalho: o Grupo de Agricultura e Alimentação (criado em parceria com a Horta Comunitária do Nascimento) e o Grupo das Artes (criado em parceria com a Galeria Zem Arte e o Grupo de Teatro TEAS13). Também tu podes criar um novo grupo relacionado com uma área do teu interesse e que se enquadre no contexto da Iniciativa de Transição.

Por outro lado, estabelecemos ligação com projectos/entidades que já desenvolvem acções no âmbito da iniciativa de transição, como é o caso da Associação In Loco que nos tem apoiado na realização de eventos e projectos, o Museu do Trajo de São Brás de Alportel, com a cedência de espaço para a realização de actividades e apoio local aos interessados em participar na iniciativa, o projecto Iniciativa aHorta (Horta Comunitária do Nascimento e Horta de Demonstração da In Loco) e o projecto PROVE São Brás de Alportel (distribuição directa de cabazes com produtos agrícolas entre produtores e consumidores locais).

Os projectos

No âmbito dos grupos criados desenvolvemos novos projectos que queremos alimentar e dar continuidade em São Brás.

Grupo de Agricultura e Alimentação

  • Hortas com Vida: espaço de partilha de conhecimento, sementes, excedente e ajuda entre pessoas com interesse em modos de agricultura mais sustentáveis e em harmonia com a natureza.
  • Clube dos Apicultores: espaço de partilha de conhecimento sobre apicultura.
  • Ajudadas: promover e recuperar o espírito de cooperação entre os cidadãos de São Brás

Grupo das Artes

Troca de Saberes: projecto transversal a todos os grupos que pretende desenvolver o espírito comunitário em São Brás e valorizar as capacidades das pessoas de São Brás através da partilha de saberes.

O nosso objectivo continua a ser o desenvolvimento de um espaço livre onde todos podem desempenhar um papel importante e activo na construção de um caminho permanente, sustentável e resiliente para São Brás de Alportel. Contacta-nos, fala-nos das tuas ideias e põe em prática no local que habitas a mudança que queres ver no mundo.

Esperamos por ti de braços abertos!

Anúncios
Categories: Notícias | Deixe um comentário

Navegação de artigos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

%d bloggers like this: