A Horta Comunitária do Nascimento já tem 1 ano

Horta Comunitária do Nascimento

Horta Comunitária do Nascimento

A Horta Comunitária do Nascimento celebrou o seu primeiro aniversário no passado dia 2 de Março e continua a produzir alimentos biológicos para cerca de 20 famílias de São Brás de Alportel. Foi muito bom assistir ao envolvimento dos diferentes hortelãos e à forma como alguns deles cooperam. Este é um exemplo vivo de transição, ao qual queremos dar todo o nosso apoio e força.

Alguns dos hortelãos e convidados marcaram presença. Cada participante levou um petisco para partilhar e em torno da mesa bem recheada foi apresentada a iniciativa de São Brás em Transição. Foram discutidas algumas ideias em conjunto sobre o futuro da horta, mais concretamente, o melhor aproveitamento dos recursos oferecidos pelo espaço da horta, a ligação entre a horta e a comunidade de São Brás e formas de incrementar conhecimentos em torno da agricultura biológica e sustentabilidade.

De entre algumas ideias discutidas ressalta a vontade de transformar espaços inutilizados na horta em espaços comuns, produtivos ou de suporte, a todos os hortelãos. Por outro lado, a existência do forno a lenha, já utilizado em comunidade por alguns dos hortelãos, é outro recurso a que se pretende devolver vida e poder ser um espaço de convívio e de troca de saberes tradicionais e antigos.

Relativamente à tentativa de dar a conhecer a horta à comunidade de São Brás, no próximo dia 21 de Março a horta abre as suas portas à população e dá início ao projecto Hortas com Vida, cujo objectivo é precisamente dar vida às hortas de São Brás e desenvolver um ambiente de partilha de conhecimentos e cooperação entre todos os participantes. A Horta do Nascimento será o ponto de partida deste projecto que São Brás em Transição irá dinamizar e que espera o envolvimento de outras hortas e de cidadãos interessados em conhecer e adoptar modos de produção mais sustentáveis, como o caso da agricultura biológica.

Para o próximo mês de Abril, outra caminhada terá início com uma oficina sobre recolha e conservação de sementes que irá instruir os hortelãos da horta comunitária assim como outros interessados, e que poderá ser o ponto de partida para outro projecto relacionado com o tema.

Mais novidades se adivinham, mantem-te em contacto e participa.

Anúncios
Categories: Notícias | Etiquetas: , , | Deixe um comentário

Navegação de artigos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

%d bloggers like this: