Oficina de Sementes para um novo caminho

Realizou-se no passado dia 13 de Abril, no Centro de Apoio à Comunidade, em São Brás de Alportel, a Oficina de Recolha e Conservação de Sementes. Esta formação foi organizada pelo movimento São Brás em Transição e contou com a participação de José Miguel Fonseca, da associação Colher para Semear, e o apoio de Ana Arsénio da associação In Loco.

sementes2 Na Oficina foram demonstradas várias técnicas para a obtenção das melhores sementes e quais os procedimentos indicados para apurar a qualidade das mesmas. Como foi referido por José Miguel Fonseca, “é importante selecionar as melhores sementes para que as próximas plantas possam ser fortes, resistentes e dêm origem a mais sementes. Para isso é fundamental realizar uma boa escolha, recolha e conservação”.

Durante o encontro, foi dada especial relevância ao facto de que com o passar dos anos a pureza das sementes se estar a perder e o quão importante é a recuperação deste património natural que se pode vir a perder para sempre. Outro dos pontos que foi abordado teve a ver com as sementes locais, que são sempre as mais indicadas para resistirem ao clima da região e às possíveis pragas que surgem na área.

A Oficina contou com uma participação de cerca de 20 pessoas. Dos participantes, estiveram presentes alguns dos hortelãos da Horta do Nascimento, que com as suas hortas mesmo ali ao lado do local da Oficina, puderam colocar alguma dúvidas sobre os melhores procedimentos para recolherem as sementes para as próximas colheitas.

Quer os mais experientes quer os mais novos nestas andanças da agricultura referiram que a Oficina foi bastante positiva e puderam tirar daqui ensinamentos para o futuro.

sementes1No final da Oficina houve lugar para uma sessão de perguntas e respostas onde todos os participantes puderam esclarecer as suas dúvidas mais específicas. Houve também tempo para os participantes falarem entre si e partilharem experiências hortícolas.

Esta foi o primeiro passado dado no sentido da criação de círculos de sementes que possam vir a ser promovidos pelos vários intervenientes na Oficina e outros interessados. Em breve haverão seguramente desenvolvimentos neste projecto.

Na Oficina esteve presente uma equipa de reportagem da Localvisão que fez a reportagem que podem ver aqui: http://videos.sapo.pt/9dRzg7PKglTW56dDefwP

Anúncios
Categories: Notícias | Etiquetas: , , | Deixe um comentário

Navegação de artigos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

%d bloggers like this: