A Feirinha andou à troca

feirinha_apNo passado dia 14 de Abril, o Museu do Trajo de São Brás de Alportel abriu as suas portas a mais uma edição da Feirinha da Primavera. A Feirinha, organizada pela Associação Amigos do Museu, conta com a participação de pequenos produtores e artesãos locais que ali mostram as suas criações. Desde os mais variados produtos caseiros à bijutaria, olaria, plantas, especiarias, chás, pinturas, esculturas, doçaria, bordados, entre outros, há espaço para tudo. Durante o dia, a Feirinha foi animada por uma actuação de jovens violinistas, pelo “Grupo da Alegria” e pelo já habitual Baile da Assembleia.

O São Brás em Transição também esteve presente e apresentou a sua iniciativa aos participantes. Levámos connosco dois fornos solares para demonstrarmos como podemos utilizar a energia do sol para cozinhar. Cozinhámos dois bolos e um pão. A demonstração despertou bastante interesse junto de quem passava junto à nossa banca. Esperamos que em breve consigamos organizar uma oficina sobre este tema e tentar envolver a comunidade na utilização desta tecnologia barata e amiga do ambiente.feirinha_forno

A Feirinha permitiu também uma apróximação à comunidade estrangeira de São Brás de Alportel. Muitas eram as pessoas de outras nacionalidades residentes em São Brás e arredores que se mostraram interessados em conhecer e acompanhar a nossa iniciativa.

Apresentámos também um projecto que se encontra em desenvolvimento: o Cabaz Solidário de São Brás. Este projecto tem como objectivos proporcionar suporte alimentar às famílias mais carenciadas de São Brás de Alportel e promover o consumo local. Criámos ligação com o cabaz PROVE, um projecto desenvolvido pela Associação In Loco, e pretendemos encontrar famílias afortunadas que possam patrocinar cabazes de produtos hortícolas locais a famílias pobres de São Brás de Alportel. Outras modalidades para ajudar também serão desenvolvidas. Se gostavas de ajudar a criar este projecto ou patrocinar um cabaz contacta-nos para saberes mais informações.

Também a Feirinha andou à troca. Estamos a iniciar a criação de um sistema económico alternativo com base na troca directa de bens e serviços, banco de tempo e moeda local. Aproveitando o contexto da Feirinha, cada um dos membros da nossa iniciativa levou produtos para trocar. Foi muito bom ver a abertura dos vendedores em disponibilizar os seus produtos para troca. Trocámos ovos por artigos de bijuteria, um frasco de doce por um pacote de rebuçados de gengibre e um pacote de chá, laranjas por plantas e flores, plantas por comida e um mealheiro, legumes do cabaz PROVE por tangerinas, entre outras. Assistimos também a trocas entre as bancas que estavam na Feirinha. Houve até quem dissesse que as trocas deviam ter começado mais cedo.

feirinha_bancaA experiência efectuada com as trocas leva-nos a acreditar que esta alternativa é possível e que deve ser levada mais além. Ainda mais tendo em conta as dificuldades sociais e económicas que a sociedade vive actualmente. Numa sociedade que está cada vez mais pobre e em que o dinheiro está cada vez mais caro, isto origina a perda de poder de compra por parte dos cidadãos. Por outro lado, a globalização está-nos a tirar a capacidade de produzir e consumir localmente criando uma dependência cada vez maior de terceiros para que possamos levar a nossa vida com normalidade. Se eu tenho algo que outra pessoa procura e se essa pessoa tem algo que eu procuro, porque não trocar? Acreditamos que adoptar um sistema que valoriza de forma justa as capacidades de cada um, baseado na cooperação pode ajudar a construir algo de bom para nós e para as futuras gerações. Se gostavas de ajudar a criar este projecto contacta-nos. Vamos tirar o dinheiro da equação e fazer novas contas à vida.

Anúncios
Categories: Notícias | Etiquetas: , , , , | Deixe um comentário

Navegação de artigos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

%d bloggers like this: