2º Encontro do Círculo de Sementes de São Brás

No passado dia 14 de Dezembro fomos até à Horta Comunitária do Nascimento, onde realizámos mais um encontro do círculo de sementes de São Brás.

IMGP5627

Após a visita à Serra no Verão, onde tivemos oportunidade de aprender um pouco sobre a recolha e a conservação de sementes, o objectivo deste encontro era definir quais as variedades que cada elemento do círculo irá cultivar durante o próximo ano, para posteriormente enviar para o banco. Também analisámos a possibilidade de aqueles que recolheram sementes este ano efecturem já um envio para o banco.

Ao longo da conversa foram surgindo algumas dúvidas e verificámos que a maioria ainda não tomou uma decisão sobre a variedade escolhida ou está com dificuldade em conseguir uma variedade local de confiança para utilizar.

Seguem as respostas a algumas dúvidas que surgiram no encontro para que quem nos segue e tenha interesse em participar neste projecto possa ter esta informação:

1) Algumas pessoas têm sementes que não sabem o nome da variedade. Nesta situação esta pode ser enviada para o banco? Para este primeiro pedido, não existem diários de campo. É possível enviar? A que questões cada um deve responder sobre a semente para que possa ser enviada para o banco? Podem enviar as sementes sem diário de bordo mas com o máximo de informação possível ( nome do agricultor, local, data aproximada da colheita, onde o agricultor arranjou as sementes);

2) No caso de ser possível fazer o envio/pedido, qual a quantidade mínima de uma variedade que podemos enviar? A quantidade enviada é equivalente à recebida? Podem pedir a quantidade que desejarem até um quarto da quantidade que lá estiver( se bem que não temos ainda muitas quantidades nem variedades) depois quando as plantinhas derem semente só precisam de enviar de volta ao banco a mesma quantidade que receberam, mas se tiverem mais, podem enviar mais se assim o desejarem 🙂

3) Recomendações? Nesta fase inicial o que sugerimos é que tentem encontrar variedades locais e que tentem multiplicar e recolher as suas sementes, assim cada Circulo estará a cuidar da Biodiversidade local 🙂
 
IMGP5629

Concluindo,
  1. para os que não conseguem arranjar uma variedade podem sempre pedir ao banco e começar por aí, comprometendo-se a enviar a mesma ou mais quantidade do que aquela recebida.
  2. para os que têm sementes recolhidas o ano passado e queiram enviar para o banco manifestem esse interesse até ao dia 15 de Janeiro. Depois arranjaremos forma de reunir tudo e fazer o envio para o banco. (Não se esqueçam de reunir o máximo de informação sobre a semente e ter certeza que esta não é transgénica nem híbrida)
  3. até ao dia 15 de Janeiro todos têm que enviar email informando qual a variedade que pretendem cultivar durante este ano com o registo de todos os dados no diário de campo.
  4. assim que receber o catálogo actualizado reencaminho para todos.

Bom ano, boas sementeiras e muita alegria nas hortas.

Anúncios
Categories: Notícias | Etiquetas: , | Deixe um comentário

Navegação de artigos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

%d bloggers like this: