Sobre Nós

Somos um grupo de voluntários residentes ou relacionados com o concelho de São Brás de Alportel que pretende integrar toda a população deste concelho no desenvolvimento de um processo comunitário para a criação de um modelo resiliente que permita dar resposta aos desafios energéticos, ambientais e socioeconómicos com que nos deparamos actualmente.

Um princípio fundamental desta iniciativa é o reconhecimento de que o contributo de todos é importante e necessário. Deste modo, apresentamo-nos informalmente com uma estrutura dinâmica e auto-organizada que toma decisões e age localmente com o intuito de ser totalmente inclusiva.

São Brás em Transição existe para as pessoas do concelho de São Brás ou relacionadas com este, com o principal objectivo de ajudar a criar comunidades prósperas, saudáveis e solidárias onde as pessoas assumam um modo de vida que tenha em conta as necessidades das gerações futuras e actuais.

A vulnerabilidade social e económica aliada à instabilidade dos preços dos combustíveis assim como às alterações climáticas originam grandes desafios para cada um de nós. Preocupados com esta situação, São Brás em Transição pretende olhar estes desafios como oportunidades para aumentar o nosso bem-estar pessoal e comunitário, fortalecendo a economia local e estabelecendo formas de vida que estão em harmonia com os sistemas naturais do nosso planeta. Para tal pretendemos organizar-nos em diversos grupos temáticos, como alimentação, construção, energia, transporte, artes, etc. e desenvolver acções que promovam a redução da dependência de combustíveis fosseis, a redução das nossas emissões de carbono e o fortalecimento da nossa capacidade de resiliência e da nossa felicidade.

Create a free website or blog at WordPress.com.

%d bloggers like this: