Ajudadas

Oficina de Permacultura 2012

Oficina de Permacultura 2012

Que significa Ajudada, minga, torna-gueira, motirão ou vessadas? Todas estes termos na cultura popular portuguesa significam: um grupo de pessoas se juntam para auxiliar outras na realização de trabalhos. Tradicionalmente ligados à agricultura, mas também podem ter outro tipo de propósito. O importante é poder ajudar a comunidade.

Numa tentativa de reactivar a cooperação entre os cidadãos de São Brás de Alportel, as Ajudadas surgem como uma possibilidade de cada cidadão se oferecer voluntariamente para participar ou de propor uma ajudada para que o grupo de voluntários o possa ajudar.

Outro dos objectivos das ajudadas é combate ao desperdício de alimentos. São muitos os hectares de terreno com comida que estão ao abandono e que poderiam servir de alimento para muita gente. Quantas vezes passamos por pomares e vemos fruta que está ao abandono e a apodrecer no chão?

Se conheces um espaço com comida que não é aproveitada e cujo proprietário esteja disponível para o libertar para uma ajudada, diz-nos que nós vamos lá. Fazemos a recolha dos alimentos e aproveitamo-los para outros fins que não seja o desperdício: entregar a famílias carenciadas, partilhar pelos ajudantes, aprender a transformá-los, etc.

Podes propor uma ajudada ao grupo de voluntários se tens um terreno que gostarias de limpar para começares a produzir mas não tens recursos para o fazer. Podemos-te apoiar nessa tarefa.

As tarefas a realizar não têm de estar forçosamente relacionadas com a terra e a agricultura, podes propor outro tipo de ajudadas.

Como envolver-se

Para fazeres parte da nossa bolsa de voluntários escolhe a opção Quero ajudar e preenche o formulário de inscrição. Sempre que forem agendadas ajudadas serás notificado. Por outro lado, caso queiras propor uma ajudada escolhe a opção Propor ajudada. Qualquer dificuldade que tenhas não hesites em contactar-nos.

Quero ajudar | Propor ajudada

Create a free website or blog at WordPress.com.

%d bloggers like this: