Grupo das Artes

A Arte ou as artes em geral deviam ocupar um belo e espaçoso lugar na vida de todos nós. Precisamos desse conforto do espírito, desse alimento da alma tão essencial quanto o pão que comemos. Sim, sabemos que sem comida não sobrevivemos. Mas será que estamos na vida apenas para comer e nos reproduzirmos como os animais? Então também não seria importante saber ler e escrever!?

Ler um livro, escrever um poema, ver um filme ou uma exposição, assistir a um espectáculo de teatro ou de dança não nos tornam perfeitos ou melhores, mas são actividades que alargam a dimensão da condição humana, seja para os criadores, os artistas, como para a população que beneficia dessa fruição.

Plantando Palavras

Espectáculo Plantando Palavras por TEAS 13

A criação e a expressão artísticas estão presentes desde os primórdios da humanidade, das pinturas rupestres das grutas de Altamira e Lascaux às exposições de arte contemporânea que podemos ver em Serralves, no Porto, ou no Guggenheim de Bilbao. De uma dança tribal Sioux ao deus sol à Sagração da Primavera de Stravinsky; das máscaras africanas aos rostos de Modigliani.

Amadora ou profissional, mais erudita ou mais ao gosto popular, a arte acompanha a vida quotidiana dos povos e liga-se intimamente ao tecido económico, social e cultural da sociedade.

A arte é universal e não se prende a um local. É certo que temos raízes e somos influenciados pelo meio que habitamos, mas a singularidade de cada um e de cada obra, o caminho percorrido é fruto da vivência, da experiência, da partilha e da aprendizagem. Quem cria pendura as raízes no futuro.

Assim das iniciativas propostas no âmbito de S. Brás em Transição, o Grupo das Artes constitui-se como um grupo informal de pessoas e associado ao grupo de teatro TEAS 13 e à galeria Zem Arte, propõem-se neste tempo e lugar que habitamos, trazer algum contributo criativo e expressivo, em parceria com todos os que estejam empenhados numa vida mais activa e humanamente mais rica e sustentável.

Se quiseres participar neste grupo contacta-nos, fala-nos das tuas ideias e de como gostarias de nos apoiar. O Paulo e a Lília irão manter-te informado.

Anúncios

Create a free website or blog at WordPress.com.

%d bloggers like this: