O que é “Resiliência”?

resiliência s.f 1 propriedade que alguns corpos apresentam de retornar à forma original após terem sido submetidos a uma deformação 2 capacidade de se adaptar às mudanças 3 capacidade rápida de recuperação.

In Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, Círculo de Leitores, Lisboa, 2002

A Natureza é resiliente. Fotografia: Glenn R Carter via Flickr.

Resiliência é um conceito central para os processos de transição. No mundo globalizado dos nossos dias, pessoas e comunidades parecem estar indefesas para enfrentarem alterações que se propagam livremente. A crise global que atravessamos é bem, um exemplo das consequências desastrosas que incidentes localizados, transformados em autênticos tsunamis económicos e sociais podem ter sobre cada um de nós. Vivemos no tempo dos fenómenos epidémicos e vai longe a época em que eles afetavam exclusivamente a saúde pública.

Urge por isso, que sejam desenvolvidas capacidades de resistência que nos possam fazer recuperar rapidamente desses choques. Absorver o embate, restaurar a normalidade e regressar à nossa busca incessante de felicidade é o nosso caminho natural. Começamos hoje a perceber que são as pessoas, organizadas em comunidades que pensam os seus problemas e buscam soluções de pequena escala, que poderão de forma mais eficaz, gerar as suas próprias defesas.

A instabilidade dos custos energéticos, a produção agrícola massificada, as alterações ambientais e climáticas, a perda da diversidade, etc, são ameaças de dimensão global que nos fazem aperceber das nossas vulnerabilidades. Por isso, resiliência é, de facto, um conceito central para um processo de transição.

Site no WordPress.com.

%d bloggers like this: